terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Próximo capítulo: 2010


O ano de 2009 está no fim e eu decidi escrever sobre ele.
Este foi um ano de altos e baixos. Em alguns momentos estive muito triste e em outros muito alegre.
Aprendi a cair e levantar, isso mesmo, cair e levantar. Quebrei a minha cara muitas vezes, muitas pessoas me decepcionaram e me fizeram sofrer. Em muitos momentos cheguei a pensar: "Nossa, como eu pude me enganar tanto com fulano? Sou muito trouxa mesmo..." Mas aprendi que cada dificuldade que vivemos deve se transformar em um aprendizado e em motivação para ser uma pessoa melhor.
Aprendi a perdoar; aprendi a deixar o orgulho lado, mesmo diante daquelas situações em que você está certa; descobri o valor de um sorriso verdadeiro; e como não citar os verdadeiros amigos, que sentem tudo o que você sente, que te entendem e são de extrema importância nos momentos mais dificeis?
Eu descobri, realmente, o valor de um amigo! E sabe de quem eu mais me aproximei como amigo, neste ano que passou? Jesus!
Antes eu O conhecia de ouvir falar, mas agora, verdadeiramente, de com Ele andar... Deus falou comigo tremendamente e além de Pai, Protetor... Ele se tranformou no meu amigo mais Fiel.
Eu posso falar com Ele em qualquer momento, em qualquer lugar e não preciso ligar pro celular, telefone, ou conectar o msn para isso. Ele está ao meu lado vinte quatro horas por dia. Ele não só me ouve como também responde (como eu descobri isso só este ano?). Este ano, Ele me convidou, me chamou para ser Luz e para falar do amor dEle para as pessoas.
É, minha retrospectiva 2009 vai de maus a bons momentos, mas tenho a certeza que os bons momentos que vivi foram tão bons que apagaram os maus.
O trecho de uma música marcou muito o meu ano, toda vez que enfrentava um problema, uma dificuldade... eu pensava nela e ela surgia como uma oração: "Quando tudo parece desabar e os problemas são demais, às vezes eu não vejo a solução, mas essa vida é mesmo assim. Quando tudo parece desabar, eu ergo os olhos para o céu. A minha fé não está no que eu vejo, eu tenho um Deus que vai lutar por mim!" Ah, como é bom lembrar disso nos momentos difíceis.
Ah, não posso deixar de citar a quantidade de pessoas especiais que eu conheci e que entraram na minha vida (espero e oro para que seja para sempre) para somar, ajudar, compartilhar, aconselhar, motivar, alegrar, amar... Foram pessoas enviadas por Deus, mais pedrinhas preciosas para minha coleção. Nossa, só de ter conhecido e ter estado perto dessas pessoas, o meu ano já valeu à pena. Eu fiquei encantada com a quantidade de seres humanos especiais que conheci, e que tenho certeza: jamais vou esquecer! Com certeza essas pessoas marcaram minha história e cada uma delas ocuparão páginas importantes dos capítulos do livro da minha vida. Eu só posso agradecer a Deus por esta oportunidade.
Mas este ano também foi um ano de perdas. Perdi amigos, familiares... em alguns momentos, perdi o chão. Em outros, o sentimento de culpa e remorço me incomodaram- e alguns incomodam até hoje- Mas quando se tem um Deus como o meu Deus, que com toda sua generosidade e amor, não me deixa abalar e faz enxegar em toda circunstância vivida, um aprendizado. Todas as lições de 2009 só somaram para que em 2010 eu seja uma pessoa melhor.
É, talvez esse tenha sido o ano mais difícil que vivi, contudo, foi o melhor até aqui.
E o que esperar do próximo ano?
Eu quero continuar levando sorriso, alegria, amor... para as pessoas. Quero amar ainda mais o meu próximo como a mim mesmo. Quero fazer meu ano de 2010 valer ainda mais à pena que o de 2009. Nos momentos que eu cair, não fraquejar e logo levantar, conseguir enxergar sempre a luz no fim do túnel: Jesus.
E quando alguém me decepcionar de novo? Quando alguém me fizer sofrer? Quando eu chorar? Quando eu desanimar? Quando eu fraquejar? Quando eu não houver solução pro meu problema? Quando eu estiver exausta, sem fôlego?
Ai eu vou orar, e minha fé me fará descansar tranquilo e confiar na providência Divina.
Que venha o próximo capítulo do livro da minha vida!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

À sombra do Onipotente

Hoje aconteceu um culto de ações de graças aqui em casa. E um irmão que eu não conhecia disse que via que eu e minha família estávamos à sombra do Onipotente.
Nossa, isso tocou profundamente o meu coração.
Eu tive a oportunidade de dar uma palavra, e falei sobre Jeremias 1:5-1 ("Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.") Este versículo significa muito para mim, pois além de Deus ter falado comigo quando li pela primeira vez, ele me faz lembrar que se hoje eu estou viva, é unicamente por milagre de Deus e se isso aconteceu eu realmente fui escolhida no ventre da minha mãe. Agora consigo enxergar o propósito de Deus para com a minha vida! Ele não me livrou por acaso, eu senti Deus me chamando para ser luz, esse é o propósito: Sou uma escolhida, e Deus vai me capacitar para que a minha história possa alcançar muitas vidas. Eu creio!
Quando o irmão disse que minha família está à sombra do Onipotente, ele se referia que Deus nos ama e nos livra a todo momento. Eu também creio nisso!
Deus não livrou só a mim, tenho plena certeza que Deus livra minha família do mal a todo momento, nem sempre a gente sente na carne, como eu já senti, mas com certeza Deus nos guarda. Minha mãe sempre lê o Salmo 91 quando algo ruim acontece, ou algo está nos atormentando.
O versículo um diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará."
Hoje eu sei que eu eu minha família realmente podemos descansar no Senhor, pois estamos à sombra de Deus. É como se Ele nos cercasse e nos abraçasse, fazendo com que assim, nenhum mal chegue à nossa tenda. Minha família e principalmente eu, cremos e temos certeza que o Senhor Deus é o nosso refúgio, fortaleza e socorro bem presente na tribulação. Ele dá ordens aos anjos para que guardem os nossos caminhos e segurem as nossas mãos para quando troperçamos, não cairmos.
Realmente, eu posso descansar à sombra do Onipotente!
Você também quer descansar à sombra do Onipotente? É só enttregar sua vida nas mãos dEle e confiar!
Ah, você vai ver como é bom, é como se estivesse aquele sol escaldante, e você estivesse deitado numa rede, em baixo de uma árvore, sentindo aquela brisa suave balançando as folhas. Isso é descansar à sombra do Onipotente: Não importa o que esteja acontecendo ao seu redor, nada poderá te atingir nem te abalar, pois você estará cercado pela Glória de Deus!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Qual é a sua prioridade?

Nossa, quanto tempo não passo por aqui. Tantas coisas pra fazer, estudar. Mas as férias, finalmente, chegaram! Mas não quero falar sobre as férias e sim sobre o tempo, ou melhor, sobre a falta de tempo.
Fico impressionada com a quantidade de coisas que temos para fazer. Nossa, esse final de período de faculdade foi tenso para mim, estudei muito, tava sem tempo pra nada. E ainda tinha que conciliar curso e ministério. Sumi da internet, fiquei um tempo sem colocar o pé fora de casa nos finais de semana... Abri mão de algumas coisas que não me arrependo, pois era necessário. Porém, abri mão de coisas que não deveria como: minhas devocionais com Deus, meus estudos bíblicos... A única coisa que eu fazia era bater um papinho com o Senhor antes de dormir. Eu sabia que estava errada, mas sempre pensava: "Ah, Deus, o Senhor entende, estou em provas e elas em breve vão acabar..."
O problema é que as provas acabaram e eu continuei cheia de coisas para fazer e acabei deixando Deus em segundo plano, de novo. O pior é que quando damos uma esfriada no nosso relacionamento com Deus, é aí que começam as piores tentações, problemas. Somos tentados por todos os lados, os problemas começam a nos atingir, ficamos abatidos, desanimados. Nesses momentos em que esfriei com Deus, sempre daquela música: "Não deixe o meu amor se esfriar, acende o fogo em mim..." E aí, me vinha logo um versículo na cabeça:
"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."(Apocalipse 3:16) Esse versículo era como um tapa na cara.
Refleti muito e percebi que cada vez mais assuminos compromissos e temos menos tempo para certas coisas na nossa vida, e quando nos damos conta Deus está em nosso segundo plano.
Cheguei a conclusão de que tudo é uma questão de prioridades.
O que você prioriza na sua vida? Em que lugar Deus se encontra na sua lista de prioridades? Ou melhor, Deus está entre as suas prioridades?
Eu não priorizei Deus no final desse período na faculdade, e mesmo assim Ele me honrou. Deus é muito misericordioso, porque mesmo eu não dando muita atenção para Ele, tudo que pedi nesse período me foi atendido.
Agora, preciso retribuí-lo. Se eu abri mão de Deus por tão pouco, do que será que abriria mão por Ele?
Tem uma música que diz:
"Abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus planos, abro da minha vida por Ti. Abro mão dos prazeres e das minhas vontades, abro mão das riquezas por Ti..."
Será?
A partir de agora, vou usar essa música em minhas orações, pois eu quero pensar e ser assim.