quinta-feira, 20 de maio de 2010

Deus escreve certo por linhas tortas?

Quem nunca ouviu esse ditado popular? Provavelmente ninguém...
Algumas pessoas que passaram ou passam por imprevistos, por algo que não esperam ou esperavam, e só conseguem entender o porque disso depois de um tempo, costumam dizer "Deus escreve certo por linhas tortas".
Será que Deus escreve certo por linhas tortas mesmo?
Sinceramente, eu tenho minhas dúvidas. A partir do momento que entregamos nossa vida ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, precisamos deixar que Ele aja da maneira que quer, ainda que isso não nos agrade, que esteja em contrapartida com a nossa vontade.
Como queremos que Deus escreva certo em linhas certas, se na grande maioria das vezes agimos de acordo com à nossa própria vontade e traçamos os nossos próprios caminhos?
Muitas vezes esquecemos que o nosso coração pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor (Provérbios 16), e aí, não só fazemos planos como agimos de acordo com à nossa vontade.
Quando fazemos isso, quase sempre nos deparamos com algum problema depois, e ao tentar entender citamos o famoso ditado popular, porque alguma coisa não deu certo ou não aconteceu da maneira que planejávamos ou imaginávamos... quando na verdade, o plano foi frustrado porque não entregamos ao Senhor, e algumas vezes sequer O consultamos.
Dessa maneira, não há como Deus escrever certo por linhas certas.
Precisamos entregar os nossos planos, nossos sonhos e esperar o tempo de Deus- porque há tempo para todo propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:1)- e não agir da maneira que achamos melhor, traçar os nossos próprios caminhos e seguir todos os planos que nos convêm... Ao entregar nossa vida a Deus, tudo isso precisa ser entregue junto, aí, Ele vai agir da melhor maneira, ainda que não enxerguemos isso com os nossos próprios olhos. Por isso Ele jamais vai escrever sua história em linhas tortas, até porque, ela já está escrita desde antes de você nascer. Essas linhas só vão se entortar se você tentar mudar o rumo da história. Mas se você não o fizer, com certeza, Deus vai escrever certo por linhas certas, porque a vontade dEle é, simplesmente, boa, perfeita e agradável!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Você está convocado!

Muitos brasileiros estavam ansiosos pelo dia de hoje: dia da convocação da seleção brasileira para a copa do mundo da África do Sul, a exatamente daqui um mês.
Muitas críticas, e até mesmo elogios soaram em torno disso.
Por que estou falando sobre isso?
Quem me conhece sabe que sou muito vidrada em futebol, gosto de assistir, jogar, discutir, ir nos estádios. Enfim, gosto de tudo relacionado a esse tema.
Mas estava refletindo e percebi que damos tanta importância para certas coisas em nossas vidas que acabamos esquecendo de Deus. É claro, que não é proibido assistir, jogar futebol, ou fazer seja lá o que for, o problema é que às vezes damos mais valor e priorizamos essas coisas que são tão banais.
Quem nunca entrou numa discussão sobre futebol? Quem nunca passou horas numa fila para comprar um ingresso? (...)
Será que entraríamos numa discussão sobre Jesus? Será que saberíamos argumentar como sabemos argumentar sobre futebol? Será que nos exaltaríamos em nome de Jesus como fazemos em nome do nosso time? Será que perderíamos tantas horas estudando a Palavra de Deus ou orando, como perdemos assistindo um jogo, comprando ingresso?
Quantos meninos- e até meninas- já sonharam ser jogadores de futebol? Quantos desses não sonharam além de jogar em um time, defender a seleção do seu país em uma copa do mundo?
Quantos não aceitariam de cara uma convocação pra jogar uma copa do mundo, não é mesmo?
Agora, quantos aceitariam ou aceitaram a convocação de Jesus? Deus nos chama para defendermos a seleção da vida eterna, para representarmos, pregarmos, o nome dEle...
Você está convocado pro time de Jesus e nesse time não basta ser apenas torcedor...
Sua copa do mundo é o seu dia-a-dia e o seu desafio é pregar o evangelho a toda criatura!