terça-feira, 30 de março de 2010

Por que não acreditar em princípes encantados?



Quem disse que não existem princípes encantados?
Certamente existem princípes encantados. Na verdade, acredito que todo homem nasce com essa vocação, o problema é que muitos- ou a maioria- perdem o encanto.
Aí é mais fácil acreditar na lenda de que um sapo pode virar princípe, do que acreditar que um dia encontraremos um, com encanto.
Como acreditar em princípes nessa geração que só quer saber de se divertir por um dia, uma noite. Geração do "sem compromisso"?
Às vezes achamos que, finalmente, encontramos nosso princípe encantado e tempos depois ele se transforma em um sapo, quando na verdade deveria ser ao contrário.
Ah, como eu queria encontrar um princípe em um belo cavalo branco. Aliás, quem não quer um princípe em sua vida, não é mesmo?
Tá, acreditar em um princípe encantado em um cavalo branco é como- futuramente- cair desse mesmo cavalo. Princípes em cavalos brancos, realmente, deve ser mais difícil de achar, já que hoje existem motocicletas, bicicletas, carros, aviões.
Já que é assim, eu acredito sim que um dia encontrarei um princípe encantado, mesmo que seja a pé.
A maioria das pessoas não acreditam que seja possível viver um conto de fadas, muito menos que existam princípes encantados. Para muitos, isso não passa de uma ilusão, uma utopia.
Acreditar em princípes encantados seria uma tentativa de fugir da realidade?
Talvez. Mas "sonhar não custa nada".
Eu acredito em princípe encantado, ainda que não saia beijando sapos por aí, venho me preparando e me guardando para o encontro com ele há muito tempo.
Não adianta querer viver um conto de fadas e ser "feliz para sempre", é necessário acreditar em princípes encantados e saber esperar por um deles.

terça-feira, 16 de março de 2010

"À procura medrosa, paciente, de mais e mais amor..." (Drummond)

Hoje o que me inspira a escrever é o amor. Quem não pensa nesse sentimento, quem não sente, quem não quer sentir, quem não quer deixar de sentir?
O amor existe em suas váriadas formas: amor entre irmãos, pais, amigos, casais... Um diferente do outro, todos baseados no amor de Deus.
Como é bom você se sentir amado, como é bom você ouvir um "eu te amo" sincero.
O amor é algo inexplicável, só sabemos o que realmente é quando amamos. Pode parecer simples, mas pode ser um tanto quanto complicado.
Hoje eu estava assistindo a uma novela que nem tenho o costume de assistir, e vi uma cena que me deixou emocionada e me fez acreditar ainda mais no amor:
Um médico e uma paraplégica apaixonados, cenas fortes, emocionantes e esperançosas. Quando assisti, fiquei pensando no que o sentimento amor pode representar e cheguei a conclusão, mais uma vez, que o amor é inexplicável.
"Por ser exato, o amor não cabe em si. Por ser encantado, o amor revela-se. Por ser amor, invade e fim..." Djavan
A gente não escolhe quem vai amar, a gente ama e ponto. Por mais que a novela não seja a vida real, eu acredito que possam existir casais diferentes, iguais, limitados... eu acredito, simplesmente, que o amor existe. Eu ainda não experimentei esse tipo de amor, mas eu quero amar alguém e quero ser correspondida, quero sim, esperar pelo meu princípe e viver um conto de fadas.
O que me faz acreditar no amor?
Não são novelas, nem filmes, nem músicas. O que me faz acreditar no amor é a promessa de Deus.
Como eu não vou acreditar no amor, se na prática eu nunca amei de verdade?
Aos poucos, eu entendi que antes de amar alguém, eu preciso me amar. O amor próprio é um dos principais requisitos para alguém ser amado por outro alguém.
Se você não sabe se amar, se aceitar do jeito que é, como vai amar alguém? Como alguém vai te amar, se nem você próprio se ama? O amor não tem nada a ver com o que você espera, ou o que você quer receber, o amor está diretamente relacionado com o que você espera dar.
O amor nada mais é que a descoberta de nós mesmos nos outros, e o prazer deste reconhecimento.” Alexander Smith
Um dos medos que sempre tive foi de amar e não ser correspondida, tinha medo de sofrer, na realidade, todos esses medos podiam se resumir em uma palavra: Covardia.
Covardia porque o amor nos exige coragem. Eu nunca amei porque sempre fui covarde, primeiramente pelo fato de não amar a mim mesma, segundo por não me permitir amar alguém simplesmente pelo medo de sofrer.
"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." I João 4:18
Hoje eu posso dizer que estou preparada para amar.
Eu acredito e sempre acreditarei no amor! Quem não acredita no amor, é infiel a si mesmo.


"As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado."
Cântico dos Cânticos 8:7

quinta-feira, 11 de março de 2010

Crises, pra quê te quero?

Procurei no dicionário o significado da palavra crise: "Mudança brusca que se produz no estado de um doente e que se deve à luta entre o agente agressor infeccioso e as forças de defesa do organismo, período de manifestação aguda de uma afecção: crise de apendicite. Manifestação violenta, repentina e breve de um sentimento, entusiasmo ou afeto; acesso: crise de gargalhadas; crise de arrependimento. Momento perigoso ou difícil de uma evolução ou de um processo; período de desordem acompanhado de busca penosa de uma solução: a adolescência é uma crise necessária. Conflito, tensão: crise familiar. Ausência, carência, falta, penúria, deficiência: crise de mão-de-obra. Decadência; queda; enfraquecimento: crise de moralidade..."
Algumas definições estão diretamente relacionadas com as crises que estou vivendo.
Crise do "eu", crise do "ninguém me ama, ninguém me quer", crise de relacionamentos, crise de carência, crise de ausência, crise de saudade, crise de tristeza... crises, quantas crises!
Toda hora eu me pergunto o porquê de passar por essas crises, não que não seja comum passar por elas, o problema é quando todas resolvem atacar de uma vez só.
Como é difícil passar por crises, será que existe alguma receita pra não passar por elas? Sinceramente, acho que não.
Todo mundo passa por momentos conflitantes, o problema é, como passar por eles sem se abater? Qual a solução pras nossas crises?
No dicionário a palavra solução significa: "Resolução de uma dificuldade, de um problema, resposta a uma questão. Termo, desfecho, conclusão: o desquite foi a solução de desentendimentos crônicos. Solução de continuidade, interrupção, descontinuidade..."
Eu queria que minhas crises tivessem as minhas soluções, mas quem disse que a vida é como a matemática, onde podemos usar fórmulas para chegar a uma solução? Não existem fórmulas para resolvermos nossas crises.
Eu queria ter um namorado, eu queria que não existisse ciúme, eu queria que não existisse distância, eu queria que não existissem os conflitos, eu queria que não existisse a dúvida, eu queria que não existisse a mágua, eu queria que não existisse o sofrimento... Eu queria tanta coisa...
Na nossa vida as crises são necessárias simplesmente porque são nelas que provamos nossa fé, são nelas que provamos o tamanho do Deus que cremos e confiamos.
Nem sempre as soluções das nossas crises são de nosso agrado. No entanto, precisamos entender que são da vontade de Deus, e com certeza Ele sabe o que é melhor pra gente.
Descobri que a fórmula para solução das minhas crises é a .
"Quem tem fé, vive melhor!"

segunda-feira, 8 de março de 2010

Adivinhe o que é!?

"Conheço as pessoas muito bem, sei de suas rotinas, a hora que costumam acordar e a hora que costumam dormir. Sei também quem lhes tira o sono, e isso pode variar de positivo a negativo. Sei de seus sonhos, seus desejos e pesadelos. Sei o que e quem podem lhes fazer chorar, seja de tristeza ou alegria. Sei quem e o que podem lhes tirar do sério, lhes fazer sofrer. Sei por quem derramam suas lágrimas e até o que, ou quem, lhes causa insônia. Sei quando estão com medo. Sei quando estão cansadas, tristes, preocupadas. Sei quando estão com preguiça. Eu não falo e nem dou conselhos, mas acabo sabendo o que sentem, leio pensamentos.
Não sei amar, não sei sorrir, muito menos chorar. Não tenho alma, muito menos coração. Sou um objeto e quase todo mundo me tem em mãos. Posso estar tanto num lar feliz, como num hospital triste. Posso ser e estar com pessoas ricas e pobres. Posso ser de crianças, adolescentes e adultos; mulheres e homens.
Sou um travesseiro e não sei porque tudo acontece na hora de dormir, as pessoas decidem pensar em tudo, chorar por tudo, e sobra pra quem? Pro travesseiro, claro!
As máguas podem ser afogadas em mim. E as lágrimas? Eu enxugo e posso até fazê-las não cair. Posso presenciar cenas alegres e tristes.
Sou apenas um objeto, uma metáfora, afinal, travesseiros não escrevem."
Sei de alguém que possui as qualidades de um travesseiro, e por incrível que pareça não possui os defeitos dele, ou melhor, não possui defeito nenhum. Ele pode ouvir e responder, basta você querer.
Ele pode dar conselhos, acalmar você e até mesmo uma tempestade. Ele tem coração. Você pode vê-lo, mas é necessário querer. Ele tem poder e você precisa crer. Ele pode estar em todos os lugares. Ele pode te ajudar nos momentos em que sentir cansado e sobrecarregado. Ele pode todas as coisas! Eu o conheço bem e sei do que Ele é capaz. Eu tô falando de Deus, o amigo que posso contar a qualquer momento e em qualquer lugar.
Eu tenho Deus, pra que quero um travesseiro? Só pra dormir mesmo...