terça-feira, 29 de junho de 2010

O melhor amigo

Nos piores momentos que passai na vida;
Nos momentos mais tristes que vivi;
Nas horas em que mais precisava de alguém pra me ouvir;
Nos dias em que ninguém conseguia me entender;
Nos momentos em que me senti fraca, sem forças e sem vontade de continuar;
Quando eu senti medo;
Quando eu mais precisei de ajuda;
Quando eu estive prestes a cair e não levantar mais;
Quando eu não conseguia mais enxergar luz no fim do túnel;
Quando eu pensei que era o fim;
Quando eu queria uma presença real pra suprir todo vazio que estava sentindo;
Quando eu pensei que meu sofrimento jamais teria fim;
Quando eu não conseguia lutar por ninguém, nem por mim mesmo;
Quando meu coração estava dolorido;
Quando eu não conseguia enxergar mais as coisas boas;
Quando tudo parecia estar perdido;
Quando eu quase perdi a minha vida, sem ainda tê-la achado...
Deus esteve- e está- presente. Ele curou as minhas dores, acabou com meus medos, supriu todas as minhas necessidades, alegrou o meu coração, me escutou, me respondeu- ainda que a resposta não fosse a que eu queria ouvir-, enxugou minhas lágrimas, lutou -e luta- pela minha vida, mostrou verdadeiro caminho, acendeu a luz no meio da escuridão...

E, nos melhores momentos que vivi;
Nos momentos mais felizes da minha vida;
Nos momentos em que nada podia me abalar;
Quando eu me senti forte como uma rocha;
Quando eu enfrentei o que me dava medo;
Quando eu tentei e consegui;
Quando eu enxerguei a luz do túnel, que não estava no fim, mas sim no início;
Quando eu descobri que essa luz, a verdadeira luz da vida, até cego pode enxergar;
Quando eu recomecei;
Quando meu coração se preencheu;
Quando eu só enxerguei coisas boas;
Quando nada conseguiu me desanimar;
Quando meu coração transbordou de alegria;
Quando eu renasci;
Foi Deus que também esteve- e está- presente.
Não tenho dúvidas! Possuo o melhor Amigo que alguém pode ter!




segunda-feira, 21 de junho de 2010

Melhor é ser criança!

Estudar? Trabalhar? Não! A época era de brincar, pular, cantar. Responsabilidade? Apenas a de guardar os brinquedos após usá-los. No entanto, havia uma hora do dia que era o terror, pânico total: A tão temida- por quase todas as crianças- hora do banho. Quando ouvia essa palavra um arrepio sentia e uma voz sussurrava: Fingi que está dormindo! Quando essa idéia falhava, o segundo plano entrava em ação: Fingir tomar banho! Ah, esse era infalível.
O tempo passa... horas lentas, horas rápidas, relativizam momentos e o substituem por um tempo implacável. Nasce o primeiro pêlo no sovaco, uma azeitoninha em cada seio e logo te amarram um sutiã. "Está virando uma mocinha!" Para mim era uma sensação maravilhosa. Sentia-me mais do que nunca e aquelas brincadeiras e brinquedos já não me atraiam mais.
A partir disso, começa a fase da puberdade, a fase mais complicada. Descobertas, medos, buscas, época em que a personalidade começa a se definir. Inicia-se o período de responsabilidades, dos amores, das procuras incessantes do “eu”; fase do “ninguém me entende”, “ninguém me ama”, “ninguém me quer”. Hormônios, cravos, espinhas, TPM: Que fase! O primeiro beijo, o primeiro amor, a primeira desilusão. E quando se pensa que o pior já passou, te mandam escolher uma profissão. O vestibular te tira o sono e te estressa. São muitas mudanças, transições e escolhas.
Começa a faculdade, a dúvida se escolheu a profissão certa. Inicia-se também o período de procura por emprego e independência finaceira. Contas começam a chegar, e pouco dinheiro se tem para pagar. Ó céus, quanta responsabilidade! Vida de adulto não é fácil, né? Ai, que saudades da minha infância!
O tempo vai passando e só quando estamos "burros velhos" percebemos como era bom ser criança.
Opa! Pera aí! A gente precisa mesmo crescer e envelhecer, é a lei da vida. Mas quem disse que a gente precisa abandonar antigas sensações e deixar de ser criança?

sábado, 19 de junho de 2010

Por que os casais se separam?


Essa semana eu vi muitos comentários sobre separação e divórcio, talvez porque uma celebridade- Fábio Junior- se separou, mais uma vez, de sua esposa. Já perdi as contas de quantos casamentos ele já teve.
Enfim, eu não quero falar sobre o Fábio Junior. Quero falar sobre uma instituição quase falida nos dias atuais: o casamento.
Por que os casais se separam?
A Bíblia é muito clara em relação a isso. O casamento é de Deus.
"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma só carne..." (Gênesis 2:24)
Deus consegue ser ainda mais claro no evangelho de Mateus 19:6: "Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem."
Muitos casais hoje já casam pensando "Se não der certo, a gente se separa!"
Ou seja, as pessoas já casam com o pensamento pessimista de que podem se separar e esquecem da promessa que fazem ao se casar e, principalmente, esquecem a palavra de Deus quanto a isso.
Casamento é coisa séria. Se fosse simples, as pessoas casariam direto e nem precisariam passar pelo namoro.
Agora, o que eu me pergunto é: O que leva as pessoas a se separarem?
Existe uma música que diz: "Amar não é ter que ter sempre certeza. É aceitar que ninguém é perfeito pra ninguém. É poder ser você mesmo e não precisar fugir..."
Acho que um dos motivos que levam muitos casais a se separarem é o fato de ambos não aceitarem o jeito do outro; Esquecem que todos possuem defeitos, inclusive nós mesmo.
Amar é exatamente isso. É continuar gostando daquela pessoa, mesmo sabendo que por mais que muitas vezes ela nos pareça perfeita, ela não é. E com certeza um dia isso é descoberto. É preciso aceitar e relevar os defeitos, e elevar as qualidades.
Duas pessoas precisam se adaptar. A adaptação é uma aceitação. A aceitação é uma necessidade.
Há casamentos que não dão certo porque as pessoas buscam no outro, o que elas próprias não são, o que elas gostariam de ser. Mais uma vez eu digo que o amor não tem nada a ver com o que você espera, ou o que você quer receber. O amor está diretamente relacionado com o que você espera dar.
Para um casamento dar certo, ambos precisam querer fazer o outro feliz. Uma amiga me disse que a gente não tem que casar pensando que o nosso parceiro(a) tem a obrigação de nos fazer feliz, isso é um pensamento egoísta. A gente precisa casar pensando em fazer o outro feliz.
Ainda que eu me indague o porquê dos casais se separarem, acho que eu nunca vou entender.
Para mim, casamento é para sempre porque "o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba." (1 Coríntios 13:7,8)
E quando eu casar meu pensamento será exatamente esse: "Vai dar certo e vai ser pra sempre!"



quarta-feira, 2 de junho de 2010

A metade da laranja

Vou confessar que não gosto quando ouço pessoas dizendo: "Finalmente encontrei a metade da minha laranja", "Ainda não encontrei a metade da minha laranja", ou coisas parecidas.
Desde quando estar sozinho- solteiro- é sinal de que não somos inteiros ou que somos incompletos?
Eu, ao contrário de muitas pessoas, não estou a procura da metade da minha laranja, nem da tampa da minha panela, muito menos da minha alma gêmea. Duas pessoas não precisam necessariamente se completar, mas sim se amar. Ainda que isso pareça uma besteira, é a mais pura verdade.
Eu não preciso achar alguém que me complete, pois eu já sou completa. Deus me fez completa!
Se alguém está a procura da sua metade, esse alguém vai encontrar nada mais do que outra metade e esses dois serão apenas duas metades.
Aí, entra aquela idéia de que se uma pessoa não me completa, é sinal de que ela não é a metade da minha laranja. A partir disso, eu começo a procurar outras metades, e em cada tentativa, eu que era completa, vou perdendo meus pedaços e aí sim, aos poucos, vou me tornando uma metade.
Sou completa, e por isso não procuro pela metade da minha laranja, procuro pelo amor da minha vida, que ao invés de me completar, me ame.
E antes que alguém me ame, eu preciso me amar, só então serei completa e só então alguém vai me amar:
"O homem tem duas faces: não pode amar ninguém, se não se amar a si próprio."