terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Você faz suas escolhas; suas escolhas fazem você!

Certamente você já teve que fazer alguma escolha na sua vida. E quem nunca ouviu alguém dizer: "Suas escolhas te definem", "Você é o que você escolhe ser", "Sua vida é o resultado de suas escolhas", etc.

A escolha muitas vezes exige renúncias, as renúncias exigem ações, as ações geram reações. E nessa reversibilidade infinita, a escolha é o ponto de partida e o ponto de chegada.
Ao acordar, tenho que escolher entre levantar ou continuar deitado. Ao escolher uma profissão, tenho que renunciar alguma outra. Ao escolher ser feliz, preciso não me abalar diante dos problemas. Ao escolher um caminho, preciso renunciar trilhas e seguir o caminho escolhido. É sempre um "vai-e-vem": eu escolho, eu renuncio, eu ajo, eu reajo- ou alguém reage por mim.
Minhas escolhas não podem ser ações intuitivas, elas precisam refletir o que realmente sou.

Jesus já nos deu sua palavra: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14: 6). Sabemos o caminho que devemos seguir, mas a escolha é de cada um. Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Mas se você sabe para onde vai, só existe um caminho para percorrer: Jesus.
Se trilhamos o caminho errado, podemos escolher recomeçar e trilhar o caminho certo. Se nos deparamos com pedras no caminho, podemos escolher entre desistir ou continuar. Não podemos mudar o passado, mas podemos escolher não repetir os mesmos erros.
Sempre que um ciclo se completa, outro está por vir. Portanto, escolha! Escolha amar, ainda que seja preciso fazer renúncias. Escolha fazer a vida valer à pena, ainda que encontre dificuldades na sua jornada na terra. Escolha sorrir, ainda que algumas circunstâncias queiram te fazer chorar. Escolha se divertir, ainda que te digam que não existe fonte para a eterna juventude. Escolha levantar, ainda que te digam que você está no fundo do poço. Escolha o caminho da vida eterna, escolha Jesus!
São nossas escolhas que mostram quem realmente somos.
Faça suas escolhas, porque a vida é a soma delas. Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você!


"Todos são livres em suas escolhas, mas escravos de sua conseqüência." Andre Buhrer