terça-feira, 13 de outubro de 2009

Quem controla o seu guidom?

Parei para pensar em uma música que eu vivo cantarolando pelos cantos. O nome dela é "Guidom" e tem uma parte que diz: "Quem me guia é quem me fez, e eu vivo um dia de cada vez..."
Quem guia o guidom da sua bicicleta?
Na teoria seria Deus mas e na prática? Ele que tem guiado a sua vida? Você tem deixado?
Seilá, eu achava que Deus guiava o guidom da minha vida, mas cheguei a conclusão de que isso só aconteceu de pouco tempo pra cá.
É ruim ter que admitir, mas é a realidade. Durante muito tempo eu estive sendo hipócrita, porque se eu queria que Deus guiasse o guidom da minha bicicleta, da minha vida, porque eu não seguia os caminhos que Ele mandava? Por que eu não fazia as vontades dEle ao invés da minha? Como eu ia entender o que acontecia comigo se desobedecia suas ordens? Como eu queria que só me acontecessem coisas boas se eu fazia tanta coisa "errada" aos olhos de Deus?
Agora eu consigo enxergar que durante muito tempo, quem controlava o guidom da minha bicicleta era eu. Eu achava que Deus é quem estava na direção, mas na verdade era eu quem escolhia os caminhos que ia percorrer. Muitas vezes seguia trilhas e achava que a viagem seria mais curta. Doce ilusão! E pra onde esses estradas me levavam? Bem, algumas delas me levavam para alegrias momentâneas, que muitas vezes vinham acompanhadas de arrependimento; Outras me levavam para tristezas, frustações, angústias, ansiedades e medos. Resumindo, me levavam a lugar nenhum, nenhum deles valia a pena. Por quê? Por que "Jesus é o caminho, a verdade e a vida..." (João 14: 6)
Hoje tenho a sensação de que Deus está no guidom da minha bicicleta, da minha vida, guiando-a, e eu sou uma simples passageira na garupa. Para onde Ele me levar, eu vou. Mesmo que algumas vezes eu não saiba ou não conheça a estrada, mesmo que haja quebra-molas, obstáculos e até outras bicicletas. As pedras que encontro no caminho, são retiradas uma a uma por Deus e eu sequer preciso descer da bicicleta. Às vezes o pneu fura ou precisa ser trocado, mas eu nem preciso sujar minhas mãos. Quando eu caio, Deus me dá a mão e me ajuda a levantar. Apesar dEle estar no guidom, eu também preciso pedalar. Às vezes começo a ficar cansada e até exausta, mas aí Deus renova meu fôlego e me ajuda a pedalar.
Os caminhos que Ele tem percorrido tem me levado a muitos lugares legais e até incomuns como: alegrias interruptas, realizações, valentias, tranquilidades...
E sabe o que é melhor? Nós não fazemos passagens rápidas por esses lugares, nós vivemos neles. É como se cada um deles ficassem bem pertinho um do outro, como vizinhos.
Ah, e você não sabe da maior: Tem espaço pra mais gente na bicicleta! Quer uma carona?

Um comentário: