quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O meio é a mensagem

Lenine já dizia em uma de suas músicas que "o mundo gira cada vez mais veloz", e se paramos pra pensar isso é uma realidade dura de ser encarada.
O mundo gira veloz e ao mesmo tempo muda: as pessoas mudam, a comunicação muda,- ou pelo menos deveria- os meios mudam.
Comunicar o evangelho entre os jovens hoje, é uma árdua tarefa exatamente por isso. Não que algum dia tenha sido fácil, mas atualmente, tem sido ainda mais difícil. Tudo muda, mas o meio de comunicar o evangelho não.
A era digital, a velocidade da informação, a transição cultural... Esse bombardeio no qual os jovens estão inseridos, tem tornado a comunicação com eles muito difícil. A dificuldade se dê talvez pela necessidade de comunicar o mesmo evangelho de maneira diferente, ou seja, o erro está na comunicação.
Em Romanos 10: 14, nosso desafio se torna claro:
"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"
A era em que vivemos é completamente influenciada pelo meio ao qual a mensagem está sendo proclamada. Segundo um pensador da comunicação (Marshall Mcluhan) o "meio é a mensagem".
O melhor meio de proclamar a palavra de Deus é encarnar a mensagem.
Ouvi em uma palestra que "Ao encarnamos a mensagem, a mensagem é encarnada" e se pararmos para pensar, talvez esse seja um dos maiores desafios de proclamar o evangelho para a juventude.
É preciso vivenciar e encarnar o evangelho, é preciso ser exemplo. Não adianta falar, pregar, proibir, é preciso viver aquilo que cremos e aconselhamos. Nós somos o melhor meio de cantar um novo cântico e não devemos nos prender a velhos métodos de levar a palavra de Deus. Nosso desafio é exatamente esse: Cantar um novo cântico, proclamar a salvação de maneira diferente, vivenciando-a; Entender a cultura na qual a juventude está inserida e inserir o evangelho nesse contexto. Nós somos o meio: o meio é a mensagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário