terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cada um no seu quadrado

Como viver em comunhão com os outros se grande parte da sociedade é egoísta e só pensa no "seu quadrado"? Qual o nosso papel como cristãos numa sociedade em que é "Cada um por si e Deus por todos"?

De fato, Deus é por todos nós. Contudo, a sociedade moderna é individualista e esquece que Jesus mandou que amássemos o nosso próximo, como a nós mesmos.
Viver pensando apenas no nosso quadrado está na contramão do mandamento de Jesus:
"Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, e de todo o vosso espírito; é o primeiro e o maior mandamento. E eis o segundo que é semelhante àquele: Amareis o vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os profetas estão contidos nestes dois mandamentos"(Mateus 22: 36-40).

Para amar nosso próximo como a nós mesmos, logicamente precisamos nos amar. O amor próprio é muito mais do que possuir auto estima e dizer "eu me amo".
Ele consiste em muitas coisas além disso, como por exemplo, não se abater diante dos problemas, não revirar coisas do passado que nos magoam, não guardar rancor ou qualquer outro sentimento que nos façam mal...
Ao aprender o que é o verdadeiro amor próprio, entramos em outro conflito:
Como amar-se sem ser egoísta e individualista?
A sociedade que vivemos é individualista, nós precisamos reconhecer isso e não deixar que ela influencie no nosso jeito de ser e agir. Como cristãos precisamos ser diferentes. O individualismo não tem lugar no reino de Deus.
Quem se ama não se coloca nem acima e nem abaixo das pessoas, não se compara ao outro, se valoriza sem desvalorizar o próximo, não subestima nem humilha ninguém. Não pensa apenas em seu próprio quadrado, pois lembra-se que em Cristo somos um só corpo e individualmente somos membros um dos outros.
(“Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”- Romanos 12:5)
Ao entender o que é se amar, é preciso se amar verdadeiramente.
Feito isso, poderemos, finalmente, praticar amor ao nosso próximo.
Amar, segundo o dicionário:
1- Afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício.
2- Dedicação extrema e carinhosa.
3- Apego.
4- Carinho; ternura.
5- Cuidado; zêlo.
Nenhuma dessas definições é tão clara quanto a palavra de Deus.
A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

"Que amor é esse? Capaz de abrir mão do bem mais precioso que alguém pode ter, o seu próprio filho...
Que amor é esse? Não mediu sacrifícios para me salvar e para restaurar a minha vida por inteiro..."
Essa é a maior prova de amor que alguém pode ter.
Saia do seu quadrado, se baseie no amor de Deus, e ame seu próximo como a ti mesmo. Esse é o mandamento de Deus.


“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
1 Coríntios 13:4-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário