quarta-feira, 30 de março de 2011

Até que a morte nos separe!


"E prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... Por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe!"
Esse é o famoso discurso que ouvimos em casamentos. Ora, se em todo o casamento é feito uma promessa desse tipo e, na maioria das vezes, ela é feita diante do testemunho de Deus, porque casamentos acabam? Por que os casais se divorciam?
Não é a primeira vez que esse tema me inspira. Hoje, vi no jornal que o 14º casamento de Gretchen chegou ao fim e a pergunta que me fiz é: "Como uma pessoa consegue casar quatorze vezes?"
Qual o significado do casamento na cabeça de alguém que ao se unir matrimonialmente, já pensa: "Se não der certo, separa"?
Casamento é para sempre! A promessa é feita diante de Deus, a promessa é de Deus:
"E disse Jesus: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem". (Mateus 19: 5-6)

Qual a receita para um casamento bem sucedido?
O ingrediente principal, sem dúvida, é o amor: "Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte... As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo." (Cânticos 8: 6-7).
Para saber o restante dos ingredientes de um casamento bem sucedido, basta seguir as instruções do livro de receitas da vida- a bíblia:
Como os maridos devem tratar as esposas?
"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Efésios 5: 25-28)
“Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pedro 3:7)
"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.” (Colossenses 3:19)

Como as esposas devem tratar os maridos?
“Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver..."
"Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.” (Efésios 5: 21-24)

A palavra já nos foi dada. Se seguirmos os conselhos de Deus, teremos um casamento abençoado, até porque se seguimos o que Ele diz, o nosso casamento será planejado primeiramente pelo próprio Deus.
Todos sabemos que casamento não é um mar de rosas, mas o amor tudo suporta.
Siga a receita, mas não tenha medo de acrescentar novos ingredientes. Casamento é para sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário