quarta-feira, 2 de março de 2011

Razão ou coração?


Por vezes vivemos situações em que ao agir-ou reagir- nos deparamos com uma dualidade de caminhos para seguir: coração ou razão?
Agir com o coração muitas vezes é mais difícil. Para agir com o coração é preciso ter coragem, pois agir pela razão pode ser menos dolorido.
A razão é necessária, mas nunca deve ser levada em consideração sozinha, ela deve estar em equilíbrio direto com o coração. A razão pode e deve se adaptar ao coração. Se ignoramos o coração e agimos somente com a razão, a própria razão deixa de fazer sentido.
Ah, mas e o coração?
Segundo um filósofo francês: "O coração tem razões que a própria razão desconhece".
Já a palavra de Deus nos diz que, "sobretudo que devemos guardar, devemos guardar o nosso coração porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23)
O coração é a nossa fonte de valores, é segundo ele que devemos agir e calibrar nossas vidas.
O coração humano é o centro de nossa existência, se ele para, morremos. Ele nos conecta ao coração de Deus. A conexão precisa ser estabelecida de ambas as partes, não adianta tentar roubar a rede dos outros. O nosso coração precisa querer se conectar ao coração de Deus. Se estivermos conectados com Ele e nossas ações forem guiadas segundo o nosso coração, estaremos agindo segundo à razão de Deus. A razão Dele é que deve prevalecer nas nossas vidas, e não as nossas. É essa razão que devemos adaptar ao nosso coração.
A razão de Deus é diferente das nossas razões e por isso o coração tem razões que a própria razão (do homem) desconhece.



"Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?"
(Renato Russo)


4 comentários:

  1. texto muito bom... Eis a questão, razão ou coração???

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso, as vezes deixamos nos enganar pela razão e esquecemos que a voz de Deus e a voz do coração, coração enganoso? Só que devemos agir pela vontade de Deus e é Ele que nos leva a ter sentimentos bons e ruins, razão muitas vezes nos faz crer que o que sentimos por uma pessoa é errado, mas foi o Senhor que plantou esse sentimento, Ele não faz nada pra errarmos, muitas vezes é apenas nossa mente que esta confusa e atrapalha a visão do que realmente é errado! a voz de Deus é sim a voz do coração!

    ResponderExcluir