sábado, 19 de junho de 2010

Por que os casais se separam?


Essa semana eu vi muitos comentários sobre separação e divórcio, talvez porque uma celebridade- Fábio Junior- se separou, mais uma vez, de sua esposa. Já perdi as contas de quantos casamentos ele já teve.
Enfim, eu não quero falar sobre o Fábio Junior. Quero falar sobre uma instituição quase falida nos dias atuais: o casamento.
Por que os casais se separam?
A Bíblia é muito clara em relação a isso. O casamento é de Deus.
"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma só carne..." (Gênesis 2:24)
Deus consegue ser ainda mais claro no evangelho de Mateus 19:6: "Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem."
Muitos casais hoje já casam pensando "Se não der certo, a gente se separa!"
Ou seja, as pessoas já casam com o pensamento pessimista de que podem se separar e esquecem da promessa que fazem ao se casar e, principalmente, esquecem a palavra de Deus quanto a isso.
Casamento é coisa séria. Se fosse simples, as pessoas casariam direto e nem precisariam passar pelo namoro.
Agora, o que eu me pergunto é: O que leva as pessoas a se separarem?
Existe uma música que diz: "Amar não é ter que ter sempre certeza. É aceitar que ninguém é perfeito pra ninguém. É poder ser você mesmo e não precisar fugir..."
Acho que um dos motivos que levam muitos casais a se separarem é o fato de ambos não aceitarem o jeito do outro; Esquecem que todos possuem defeitos, inclusive nós mesmo.
Amar é exatamente isso. É continuar gostando daquela pessoa, mesmo sabendo que por mais que muitas vezes ela nos pareça perfeita, ela não é. E com certeza um dia isso é descoberto. É preciso aceitar e relevar os defeitos, e elevar as qualidades.
Duas pessoas precisam se adaptar. A adaptação é uma aceitação. A aceitação é uma necessidade.
Há casamentos que não dão certo porque as pessoas buscam no outro, o que elas próprias não são, o que elas gostariam de ser. Mais uma vez eu digo que o amor não tem nada a ver com o que você espera, ou o que você quer receber. O amor está diretamente relacionado com o que você espera dar.
Para um casamento dar certo, ambos precisam querer fazer o outro feliz. Uma amiga me disse que a gente não tem que casar pensando que o nosso parceiro(a) tem a obrigação de nos fazer feliz, isso é um pensamento egoísta. A gente precisa casar pensando em fazer o outro feliz.
Ainda que eu me indague o porquê dos casais se separarem, acho que eu nunca vou entender.
Para mim, casamento é para sempre porque "o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba." (1 Coríntios 13:7,8)
E quando eu casar meu pensamento será exatamente esse: "Vai dar certo e vai ser pra sempre!"



Um comentário:

  1. "o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba."

    aí já disse td!!!
    esse é o resumo da bíblia! =p

    parabens pelo post!
    assino em baixo
    ;*

    ResponderExcluir